10 maneiras de aumentar as vendas da sua agência de viagens com o JooceBox CRM

Voltar
Estima-se que a taxa de conversão média de uma agência de viagens seja inferior a 30%, ou seja, para cada 10 atendimentos que uma agência de viagens realiza, apenas 3 se transformarão em uma venda, o que é muito pouco.

Apesar de o aumento na concorrência e o acesso ilimitado a informações na internet contribuírem para esta baixa taxa de conversão, um dos maiores motivos por este grande número de vendas, tempo e dinheiro perdidos é a baixa eficiência comercial.

Muitas agências ainda lidam com as vendas da mesma forma como faziam quando a concorrência era escassa e o acesso a informação limitada, não é difícil esperar que isso simplesmente não funcione.

Na prática, os processos comerciais destas agências de viagens se resumem a entregar cotações e torcer para que o cliente as escolham, é como jogar uma moeda para cima e torcer para que ela caia sempre do lado certo.

De acordo com uma pesquisa setorial realizada pela ABAV em 2006, a utilização de ferramentas focadas na melhoria de processos comerciais em agências de viagens é praticamente inexistente, refiro-me ao o uso de softwares CRM.

Nota: e pesquisa é antiga, mas nas conversas que temos com agências de viagens de todo o país sentimos que nada mudou. Se você tiver acesso a pesquisas mais recentes e quiser compartilhar conosco nós ficaremos muito felizes; neste caso por favor deixe o link aqui nos comentários.

Enquanto isso 54% das agências utilizam sistemas de back office (que possuem o objetivo de controlar a gestão administrativa e financeira) e 87,3% utilizam sistemas GDS (global distribution system).

Esta pesquisa deixa claro que existe ainda um grande abismo entre a profissionalização das estratégias comerciais das agências de viagens e as mudanças exigidas pelo cenário competitivo e do comportamento do consumidor.

Para gestores de equipes de vendas em empresas que praticam uma gestão moderna de processos comerciais, não utilizar um software CRM é algo inimaginável; é como um marceneiro sem pregos e martelo.

Ao aprimorar os seus processos comerciais de maneira que eles resultem em um aumento em suas taxas de conversão, estas agências poderiam obter resultados expressivamente melhores e fechar muito mais vendas.

Até mesmo um aumento sensível em suas conversões poderia gerar um grande impacto. Se uma agência de viagens conseguir realizar 4 – ao invés de 3 -  vendas para cada 10 atendimentos, por exemplo, ela obtém um aumento real de 33% em suas vendas.

Mas como construir processos de vendas mais eficientes, que façam sentido as novas realidades do mercado e fechar mais vendas? 


Continuar Leitura

Conteúdos relacionados

Agora falta pouco! Informe os dados abaixo para receber um conteúdo mais relevante

Cancelar