10 maneiras de fidelizar clientes e estimular novas compras com o JooceBox CRM

Voltar
Fidelizar clientes de maneira que eles voltem, comprem por mais tempo, com mais frequência e ainda lhe indiquem para amigos e parentes é a melhor maneira que uma agência de viagens pode encontrar para crescer.

Negócios baseados em preços, parcelamento e promoções já sacrificam na largada as suas margens, gastando dinheiro para fazer negócios; enquanto agências que realmente fidelizam os seus clientes vêem um fluxo constante e orgânico de novos turistas entrando pela sua porta e as vendas se acumulando sem a necessidade de altos investimentos promocionais.

Veja só o impacto direto nas vendas da fidelização de clientes.

Imagine que determinada agência não se preocupa muito em fidelizar clientes, de maneira que a cada 10 clientes que compram pela primeira vez, 4 voltam a procura-la em suas próximas férias (fidelizados) e 50% destes clientes fidelizados a indicam para 1 amigo.

Levando em conta que esta agência realiza 100 vendas para novos clientes todos os meses e que o seu ticket médio (valor médio por venda) é de R$ 5.000,00, este seria o crescimento das suas vendas ao longo de 5 anos.



Agora vamos analisar o caso de uma agência de viagens que investe na fidelização de seus clientes, de maneira que obtém uma taxa de fidelização e indicação totais apenas 10% maiores em relação a primeira agência; ou seja, a cada 10 clientes que compram pela primeira vez, 5 voltam a procura-la (fidelizados) e a taxa de indicação é de 60%. 

Levando em conta que esta agência realiza as mesmas 100 vendas para novos clientes todos os meses e que o seu ticket médio (valor médio por venda) também é de R$ 5.000,00, este seria o crescimento das suas vendas ao longo de 5 anos.



A tabela abaixo mostra a diferença nas vendas anuais destas duas agências hipotéticas.



Perceba que a fidelização de clientes garantiu uma progressão mais agressiva nas vendas da agência B, o que fez com que a distância entre os seus resultados fosse maior a cada ano. Este é o fator multiplicador da fidelização.

Agências de viagens que sabem fidelizar clientes ainda possuem outras vantagens que podem passar despercebidas, mas que geram um grande impacto positivo aos negócios.

Um cliente fidelizado confia nas indicações do seu agente porque sabe que ele só deseja o melhor para as suas viagens. Assim, ele não colocará barreiras para a compra quando a indicação do seu agente não for necessariamente a opção mais barata.

Clientes fidelizados também costumam comparar ofertas entre diferentes concorrentes com menor frequência, além de exigirem um menor tempo de atendimento.

Mas para não ficarmos somente na teoria, vamos analisar rapidamente os resultados de uma agência de viagens que colocou a fidelização de clientes no centro da sua estratégia?

O vídeo abaixo lhe mostrará como a travel counsellors - uma agência de viagens do Reino Unido -  leva a sério a fidelização de clientes e o impacto que esta estratégia gerou em seus negócios. 


O crescimento da agência de viagens britânica é notório, tendo ela recebido diversos prêmios pelo seu desempenho, dentre eles, o prêmio da rainha, sendo a única agência de viagens da história a receber tal honraria. 

Qual é o fator chave responsável por gerar excelentes resultados para a travel counsellors? Eles possuem uma taxa de fidelização de 70%! 

Isto significa que para cada 10 cientes que compram com eles pela primeira vez, 7 voltarão em suas próximas viagens.

O que explica esta alta taxa de fidelização em um mercado cada vez mais competitivo? 

O fator responsável pela fidelização de clientes da travel counsellors - e em qualquer empresa que se destaca através desta estratégia - é a satisfação do cliente. Nada menos do que 96% dos turistas que viajam com a agência de viagens britânica estão satisfeitos. 

Mas como, na prática, satisfazer clientes, fideliza-los, estimular novas compras e ainda aumentar as suas vendas através da indicação?


Continuar Leitura

Conteúdos relacionados

Agora falta pouco! Informe os dados abaixo para receber um conteúdo mais relevante

Cancelar